domingo, 17 de outubro de 2010

Pele internamente (Botóx e silicone).

Botóx

O Botox é o nome comercial do produto mais usado (existem outros como Dysport e Prosigne também disponíveis no Brasil) derivado da Toxina Botulínica.A Toxina Botulínica é obtida através da bactéria Clostridium botulinum que também é o agente responsável pelo botulismo uma doença rara mas potencialmente fatal, especialmente em crianças pequenas (se você é mãe deve saber que não se deve dar mel para bebês menores de um ano devido ao risco de botulismo infantil). Nos adultos a forma mais comum de contaminação é através de conservas caseiras.

O princípio que ela a doença é o mesmo que traz os proclamados benefícios estéticos: a toxina botulínica causa paralisia muscular. Como isso ocorre? Quando a gente quer mexer um músculo o nosso cérebro manda um comando em forma de corrente elétrica, esse comando faz baldeação na coluna (medula espinhal) e chega até bem perto do músculo. Entre o nervo e o músculo existe um espaço onde são liberados neutrotransmissores pelos nervos que ao serem recebidos pelo músculo provocam a contração, ou seja, o braço mexe.
É nesse espaço que atua a toxina botulínica. Ela ocupa os lugares que esses neurotranmissores iriam usar no músculo. Como não tem lugar para eles o músculo não percebe que eles estão lá e não obedecem o comando mandado pelo cérebro, ou seja, o braço não mexe. Nem todos os movimentos que fazemos são conscientes como levantar um braço. Piscar o olho, por exemplo, é algo que podemos fazer conscientemente ou o nosso cérebro pode mandar fazer sem a gente nem perceber.

Silicone


O silicones podem ser considerados compostos semi-orgânicos por ter no meio de sua cadeia principal um átomo de silício, que geralmente se encontra combinado com um átomo de óxigênio. Em alguns outros tipos de silicones, outros elementos também estão envolvidos. São compostos inertes, ou seja não reagentes, com diversas aplicações e formas de uso, como por exemplo óleo e graxa de silicone que são usados como lubrificantes para vários fins por manter suas propriedades em uma ampla faixa de temperatura. Sua hidrofobicidade o torna um importante selante contra água, mas não contra vazamento de gases por ter uma alta permeabilidade para gases, ar incluso. Também utilizadas em próteses estéticas. A sua característica de ser inerte garante que há um baixo risco de rejeição.
A aplicação de silicone industrial no corpo pode causar infecções, necroses de pele e músculo, além de obstruir vasos sanguíneos e levar à morte.Como o silicone é líquido e não é envolvido por uma membrana resistente, ele se espalha pelo corpo. Para remover, é preciso tirar partes do tecido muscular e fica um defeito enorme.O processo de cicatrização é longo. Dependendo da área, é possível tirar com lipoaspiração, mas às vezes uma cirurgia mais radical é a única alternativa”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário